Ética Negocial e Responsabilidade Corporativa

A ÉTICA NEGOCIAL influencia ou determina a responsabilidade social corporativa, ou seja, como a correção e respeito a princípios éticos na realização de negócios proporciona aos gestores, uma visão de que a organização (por menor que seja) possui uma responsabilidade social.

Os temas ÉTICA NEGOCIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA foram são objetos de análise e reflexão com indiscutível importância para a sociedade.

Os temas possuem intensa interação, visto que não temos como dissociar a ÉTICA NEGOCIAL da RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, ou seja, da organização que existe, atua e de alguma forma interage com a sociedade de seu entorno, gerando alguma forma de impacto, seja econômico (emprego e renda), social, cultural, político ou ambiental.

Estes impactos podem ser positivos (aumento do nível de emprego, aumento da arrecadação municipal, fomento do comércio e serviços) ou negativos, tais como o aumento da poluição do meio ambiente.

Nesta linha, creio que devemos entender o que a ÉTICA NEGOCIAL influencia ou determina a responsabilidade social corporativa, ou seja, como a correção e respeito a princípios éticos na realização de negócios proporciona aos gestores, uma visão de que a organização (por menor que seja) possui uma responsabilidade social.

A responsabilidade social corporativa, no meu entendimento, representa que a empresa deve se preocupar com ampliação de um ambiente negocial saudável, assim como suas relações com seus colaboradores e partes interessadas, desta forma, gerando um impacto positivo para a sociedade que a cerca e evitando ou mitigando os impactos negativos de suas atividades.

Vejamos a definição da responsabilidade social corporativa/empresarial formulada pelo Banco Mundial.

“A responsabilidade social empresarial é o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável trabalhando em conjunto com os empregados, suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua qualidade de vida de forma que seja bom tanto para as empresas como para o desenvolvimento”.

Da definição do Banco Mundial para responsabilidade social corporativa, podemos intuir que uma conscientização ética dos gestores, permitirá levar desenvolvimento e reduzidos danos ou prejuízos para as sociedades onde se estabelecem as organizações.

A responsabilidade social corporativa demonstra a preocupação de valorização da forma ética de atuar no ambiente econômico, como um ativo intangível, mas “mensurável”.


Podemos fundamentar nossa conclusão com base em uma pesquisa realizada pela REPUTATION INSTITUTE, organização de pesquisa, análise e consultoria em imagem (reputação) das empresa, constatou que o comportamento ético da empresa impacta em 6% (seis por cento) na avaliação da imagem e reputação das 100 empresas de melhor reputação no mercado

Desta forma, entendo que o aprofundamento do estudo e discussão sobre a Ética Negocial e a Responsabilidade Social Corporativa, será de profunda importância no presente curso.

O tema possui ainda mais relevância visto que ligado a Governança da Empresa, portanto, vai determinar aos executivos, COMO agir de forma ética nos negócios da corporação bem como nas relações com as partes interessadas, resultando na construção de uma imagem/marca positiva.

Considerando que vivemos atualmente em uma sociedade altamente midiática, podemos concluir que uma boa imagem (portanto reputação) somente produz benefícios para uma organização, aliás, existem estudos que comprovam que empresas com uma boa imagem e reputação conseguem se recuperar de momentos de crise em menor tempo que uma que não possua uma boa reputação no mercado.

Em razão da limitação do presente trabalho, entendo que a discussão e aprofundamento do tema em confronto com os impactos da imagem das organizações no mercado consumidor (e outros), seria pouco producente, mas pretendo fazê-lo em breve oportunidade.

Sobre Daniel Brandão

Daniel Brandão é advogado e atua como consultor para pessoas físicas e empresas nas áreas de Direito Penal e Compliance (expertise em investigação forense). Com 25 anos de experiência em investigações de fraudes e desvios. Associado a ABRACRIM – Associação Brasileira Advogados Criminalistas, Membro fundador do ICRio – Instituto de Compliance Rio.

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